17 junho 2009

Assembleia de Deus - 98 Anos

Nesta quinta-feira (18/06) a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, comemora 98 anos de sua fundação no Brasil. Fundada na capital paraense em 1911, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, e atualmente reúne quase 60 milhões de fieis em 200 países, somando 283.413 templos espalhados pelo mundo. Daniel Hogberg, (19 de abril de 1884- 1963), mais conhecido como Daniel Berg, foi um missionário evangelista pentecostal sueco que atuou no início na Amazônia, no Nordeste brasileiro. Juntamente com Gunnar Vingren iniciou o movimento que deu origem a Assembleia de Deus no Brasil. A igreja dividida em vários ministérios tem sua força maior organizacional na CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, hoje presidida pelo Pr. José Wellington Bezerra da Costa.


A Chegada em São Paulo


Pr. Daniel BergEm 15 de novembro de 1927, por direção divina, chegava na capital de São Paulo o abençoado casal Daniel Berg e sua esposa Sara, para aqui semearem a boa semente do evangelho de Jesus. O primeiro culto nesta cidade foi realizado na mesma data em uma casa alugada na Vila Carrão, um bairro distante do centro da cidade. Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja.


Orando muito, eles prosseguiam com as reuniões. Porém, aos poucos, a vizinhança começou a tomar conhecimento dos cultos. Certo dia, quando estavam orando e cantando, uma senhora bateu à porta e convidaram-na para entrar. Perguntou-lhes se eram crentes, e eles responderam afirmativamente. Esta mulher contou-lhes que havia se convertido na Assembléia de Deus de Maceió, vindo depois para São Paulo. Em sua casa, vinha por muito tempo, com lágrimas, pedindo ao Senhor Jesus para que enviasse um servo seu para desenvolver a sua obra na cidade de São Paulo. O casal Berg compreendeu imediatamente que fora pelas orações desta irmã que o Senhor lhes enviara à capital paulista. Na família da mesma, havia pessoas que estavam sedentas de salvação, que aceitaram o Evangelho com muita alegria.


Muitos vizinhos começaram também a participar das reuniões, recebendo de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador.


Pr. José Wellington Bezerra da CostaAlguns dias depois, um grupo de crentes que haviam saído de outra denominação passou para a nova igreja. Entre eles estavam: Ernesto Ianone e a sua esposa Josefina; Vitaliano Piro e esposa; José Piro e esposa Elvira; Filomena Salzano e seus filhos Miguel e Luiz Salzano. Ainda faziam parte deste grupo, familiares da irmã Regina Antunes, de saudosa memória, que em fevereiro de 1989 passou para a eternidade: sua mãe Angelina Augusta Barretta e seu irmão Pedro Barretta Hallepian. Nascia assim a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do Ministério do Belém, que hoje já reune cerca de 2.000.000 de membros, e que teve como seus pastores: Daniel Berg, Samuel Nystron, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima, e o atual pastor José Wellington Bezerra da Costa. (fonte: "http://adsaomarcos.urimtumim.net/igreja/adhistoria.php)


Agora próximo do centenário das Assembléia de Deus, ao acompanhar um pouco da história dessa colossal denominação, louvo a Deus pela vida de nossos lideres, os que tombaram no Senhor bem como àqueles que ainda mantém viva a divina chama do evangelho, cumprindo o ide do Senhor. Principalmente nestes tempos em que querem transformar a igreja em um "negócio", onde o número de fieis, templos, programas de tv, etc. é o que quantifica a grandeza da igreja. Busco na memória, recorrendo a imaginação, a chegada de Daniel Berg e Gunnar, no Brasil, e posso imaginar ambos chegando a um vilarejo, sem dinheiro, sem carro, sem templo, mas com muita fé, começando um culto em uma tarde de domingo embaixo de uma árvore. O português rebuscado, a Bíblia surrada nas mãos, o coração ardendo na chama do verdadeiro pentecostes, os hinos quem sabe em outro idioma e o coração cheio da chama pentecostal. O resultado final, vidas resgatadas para Jesus.


A simplicidade que nos fez, grande, não pode se perder. Temos que ser maiores ainda, construir mais templos, ganhar mais almas, por todos os cantos desse Brasil e do mundo, pois esse é o ide do Senhor. Mas lembrando sempre que a chama da simplicidade e da grandeza do poder do evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nunca poderá deixar de arder em nossas vidas.



Parabéns Assembléia de Deus no Brasil


Pr. Daniel Marcos


Um comentário:

  1. "Assembleia de Deus" ou "Colcha de Retalhos"?

    Isso nada mais é que uma Babel, na qual arrebatados em torpe soberba, cada qual expressa-se num diferente dialeto...

    A Igreja de Cristo (assim como sua túnica - tecida de alto a baixo e sem costuras) é UNA e indivisivel...

    "Desperta tu que dormes"

    ResponderExcluir

Followers